Uma das maiores vantagens é que o reator não utiliza agentes químicos tóxicos nem agentes biológicos para realizar o tratamento da água. Isso é fundamental para a segurança ambiental e humana.
Essa invenção, chamada de ""Reator eletroquímico de dupla câmara interna e ânodo biativado para tratamento de efluentes"", é um passo importante para resolver um problema sério: a poluição da água. Atualmente, há uma grande preocupação com a forma como a sociedade descarta o que produz, pois essas águas contêm muitas substâncias que podem prejudicar rios, oceanos e mananciais, comprometendo o acesso das futuras gerações aos recursos naturais. Além disso, existem poluentes difíceis de eliminar pelos métodos tradicionais, como os Poluentes Orgânicos Persistentes (POPs) e os Hidrocarbonetos Aromáticos (HPAs). O grande diferencial deste reator é que ele utiliza energia elétrica para fazer a limpeza da água, podendo ser tanto de fontes convencionais quanto solar. Ele funciona de forma inovadora, permitindo que a água passe por duas câmaras internas antes de ser tratada, otimizando o processo de limpeza. Esse desenvolvimento físico foi realizado no Laboratório de Eletroquímica Ambiental e Aplicada (LEAA) da UFRN.
Engenharia Química
BR1020200113704
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
UFRN
Júlio César Oliveira da Silva
UFRN
Djalma Ribeiro da Silva
UFRN
Carlos Alberto Martínez Huitle
UFRN
Pedido de Patente em análise.
Uma das maiores vantagens é que o reator não utiliza agentes químicos tóxicos nem agentes biológicos para realizar o tratamento da água. Isso é fundamental para a segurança ambiental e humana.
Permite o tratamento de volumes maiores de águas residuárias em menor tempo. Isso é possível porque o reator utiliza duas faces de trabalho do ânodo, otimizando o processo e diminuindo o tempo e o gasto energético.
A otimização do processo e a rapidez no tratamento resultam na diminuição dos custos operacionais.
É capaz de tratar efluentes que contêm uma grande variedade de contaminantes orgânicos e inorgânicos, em diversas concentrações. Isso inclui poluentes que não são facilmente degradados por processos de tratamento convencionais, como POPs e HPAs.
O reator se destaca pela sua facilidade de transporte e montagem. Isso o torna um equipamento versátil e prático para diferentes aplicações.

Fale com a nossa equipe para tirar dúvidas e conhecer mais sobre essa tecnologia.
Fale conosco