A Aula Magna da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) aconteceu na manhã desta quinta-feira, 11, e contou com a palestra do secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), Álvaro Toubes Prata. Durante o evento, foi discutida a importância da Universidade para incentivar o empreendedorismo e a inovação entre os jovens.
A reitora da UFRN, Ângela Paiva Cruz, abriu a solenidade, alusiva à abertura oficial do semestre letivo 2013.1, falando sobre a busca brasileira pelo desenvolvimento social e econômico, utilizando-se da sua capacidade de inovar e empreender. E nesse contexto, mostrou a importância de uma palestra sobre esse tema ser proferida na UFRN por um especialista.
A apresentação do secretário Álvaro Prata teve como tema “Universidade: Inovação e Empreendedorismo”. Ele iniciou mostrando que de todos os países do mundo (cerca de 200), apenas quatro são grandes em área, recursos e população – Estados Unidos, Rússia, China e Brasil.
Citou características que colocam o Brasil numa posição de destaque frente aos outros países, como o bom solo, os recursos renováveis, o conhecimento científico e a criatividade da população. Porém, mostrou também que as desigualdades, a baixa educação científica e o baixo índice de inovação na indústria ainda são entraves para o crescimento da nação.
Prata frisou a importância da educação universitária para diminuir as fragilidades brasileiras e a necessidade de incentivar e investir nos cursos de ciência e tecnologia. “Hoje, no Brasil, de 100 estudantes que se formam apenas seis terminam cursos de engenharia, química, física ou biologia”, explicou.
Álvaro Prata destacou alguns desafios a superar, como a formação de pessoas focadas nas competências e habilidades empreendedoras, foco nas ciências naturais e nas áreas de tecnologia e preparação de “nossos jovens”. Mas deixou claro que cada cidadão/instituição deve fazer a sua parte. “Se cada um reduzisse a temperatura de seu banho, já estaria dando um grande passo para a sustentabilidade”, exemplificou o conferencista que, ao final, foi aplaudido de pé pela plateia.
UFRN
O plano de gestão da Universidade incentiva o empreendedorismo e a inovação. Em 2011, o Núcleo de Inovação Tecnológica da UFRN, responsável por divulgar e orientar sobre a importância da proteção intelectual, possuía 24 pedidos de registro de patentes e, em 2012, o número mais que dobrou chegando aos 50.
Como metas na área de pesquisa e inovação, a Universidade também vem investindo no Instituto Metrópole Digital (IMD). Hoje existem 13 empresas incubadas (frutos de projetos de pesquisa e desenvolvimento científico e tecnológico), mas com a construção do novo prédio do Instituto, previsto para o segundo semestre deste ano, a quantidade poderá chegar a 60 empresas incubadas.
Fonte: AGECOM da UFRN
Contato
Agência de Inovação da UFRN
Telefone: +55 (84) 99167-6589 / 99224-0076
E-mail: contato@agir.ufrn.br
AGIR © Copyright 2017 / 2024 - Todos os direitos reservados
Desenvolvido pela STI