Imagem: Logomarca da AGIR

Notícia

Foi concedida a primeira Patente Verde no Brasil

26/11/2013

O desenvolvimento de tecnologias sustentáveis pode ser um diferencial importante para os negócios. Por isso, empresas vêm apostando nesse caminho e o INPI apoia tais ações pelo programa Patentes Verdes, que reduz o tempo de exame dos pedidos de patentes de invenção nas categorias de energias alternativas, transporte, conservação de energia, gerenciamento de resíduos e agricultura. A empresa obteve a primeira patente verde no Brasil.

A tecnologia consiste em um processo de tratamento de resíduos sólidos que reduz o impacto ambiental e gera energia elétrica. A invenção é baseada na tecnologia da pirólise, uma espécie de combustão realizada na ausência de oxigênio que reduz a produção de gases tóxicos, como os óxidos de nitrogênio e de enxofre e o monóxido de carbono.

Além de gerar menos impactos que os processos de incineração e combustão, a pirólise produz outros gases, como o hidrogênio e o metano, que, devido ao seu alto poder calorífico, podem ser encaminhados para um combustor ligado a um gerador para a produção de energia elétrica.

Fonte: INPI

11656797

Contato

Agência de Inovação da UFRN

Telefone: +55 (84) 99167-6589 / 99224-0076

E-mail: contato@agir.ufrn.br

Imagem: Logomarca da PROPESQ
Imagem: Logomarca da UFRN
Imagem: Logomarca do IMD
Imagem: Logomarca do IMD

Feed de notícias


Acessar o RSS

Desenvolvido pela STI