Imagem: Logomarca da AGIR

Notícia

Philips inova na área de saúde

11/02/2014

Com sede em Eindhoven, na Holanda, a Philips Health Care ocupa  uma área maior do que a cidade do Vaticano, com mais de 5 quilômetros quadrados. Com mais de 3 mil funcionários, a empresa inova diariamente na área de saúde, sendo considerada a que possui o maior centro de pesquisa e desenvolvimento do setor.

Segundo o Wendy Berkees, diretor de comunicação corporativa da Philips, a grande preocupação da empresa é promover um melhor atendimento na área de saúde e promover o bem-estar de todos os pacientes. "Procuramos sempre minimizar o impacto que os grandes equipamentos dão nos pacientes ao chegarem ao hopital e, neste processo, buscamos modernizá-los para evitar o mínimo os impactos nas pessoas, especialmente nas crianças. Buscamos soluções de tecnologia projetada para facilitar a realização de exames, através de aparelhos como os de raios-x e outros necessários para exames de imagem em pacientes".

Uma das inovações da Philips está justamente nos equipamentos de captação de imagens para as crianças. "Queremos trazer um ambiente agradável e atraente para que os pequenos enfermos  possam entender a importância de exames médicos e deixar para trás o medo", observa Berkees.

Para criar tal ambiente, a Philips idealizou uma sala de espera cheio de bonecos e  equipamentos em miniatura. Para o diretor é uma excelente oportunidade de explicar às crianças, de uma forma divertida, a função de scanner e, especialmente, para assegurar que a máquina não vai machucá-los.

"Nós colocamos na sala de espera um pequeno scanner, mas idêntico ao de  escala normal  e um quadro na parede com vários bonecos. As criança podem agir como médicos, colocando-os na máquina e , numa tela na parede, podem escolher desenhos animados, que serão mostrados durante a realização do exame na própria criança. Assim elas nem vêem o o que está acontecendo ao fazer o exame", disse Berkees.

Além do desenho, a sala de exame muda de cor, como se fosse uma cromoterapia (prática da utilização das cores na cura de doenças). "A primeira coisa é a capacidade de mudar a cor da luz, que pode ser azul ou verde, por exemplo, para não parecer com um típico quarto de hospital com sua luz branca agressiva", relata o coordenador.

Outra inovação é no quarto do paciente. Para a empresa, o ambiente hospitalar deixa as pessoas muito desconfortáveis e com a sensação de "tristeza". Para melhorar o bem-estar dos pacientes, a Philips criou um ambiente mais descontraído, como se fosse um quarto de hotel. As camas são mais confortáveis, com mais mobilidade. O quarto tem cores mais vibrantes, quadros alegres estão postos na parede. Mas a grande inovação está no sistema de iluminação. "Criamos uma imagem que paciente e médicos podem criar dia e noite no momento que desejarem. E, ao mesmo tempo, projetar informações no exterior da janela", conta Bekeer.

Este mecanismo possibilita que o paciente que precisa dormir por orientação médica, mesmo durante o dia, ao olhar para a janela, vai ver a luz da noite e a lua. O sistema favorece o descanso do paciente, diminuindo sua ansiedade.

Fonte: Agência Gestão CT&I

12326635

Contato

Agência de Inovação da UFRN

Telefone: +55 (84) 99167-6589 / 99224-0076

E-mail: contato@agir.ufrn.br

Imagem: Logomarca da PROPESQ
Imagem: Logomarca da UFRN
Imagem: Logomarca do IMD
Imagem: Logomarca do IMD

Feed de notícias


Acessar o RSS

Desenvolvido pela STI