O governo federal trabalha na criação de um amplo plano de ações para impulsionar as atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I), com o objetivo de aumentar a competitividade da indústria brasileira em escala internacional. As diretrizes para colocar em prática a iniciativa foram divulgadas pelo ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Clelio Campolina Diniz, durante sua visita a Belo Horizonte na última sexta-feira (11).
"Nós estamos preparando um conjunto de plataformas científicas e tecnológicas que possibilitem ao Brasil dar um salto e elevar o seu patamar científico e tecnológico, de modo a melhorar seu posicionamento competitivo em âmbito mundial. Espero que até junho essa proposta esteja formulada", afirmou Campolina.
Essas plataformas abrangerão áreas e setores estratégicos para o desenvolvimento nacional, como o de biofármacos, que poderia vir a ser estimulado por conta de seu potencial inovativo e capacidade de gerar impactos positivos sobre as condições sociais e econômicas do país.
Além disso, está prevista a adoção de medidas mais imediatas, com o lançamento, até maio, de três editais: o universal, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI); o dos Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCT) e o do Proinfra – programa que apoia projetos de implantação, modernização e recuperação de infraestrutura.
Para a formulação deste plano de ação, o MCTI tem buscado reunir e mobilizar instituições acadêmicas, científicas e empresariais para discutir as prioridades e os instrumentos necessários a serem adotados para impulsionar a CT&I no Brasil.
Fonte: Agência Gestão CT&I
Contato
Agência de Inovação da UFRN
Telefone: +55 (84) 99167-6589 / 99224-0076
E-mail: contato@agir.ufrn.br
AGIR © Copyright 2017 / 2024 - Todos os direitos reservados
Desenvolvido pela STI