O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e o Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) organizaram em Brasília (DF) um seminário para debater o programa de Capacitação de Recursos Humanos na área de Energia – Combustão com autoridades e representantes dos países integrantes da União das Nações Sul-Americanas (Unasul). O objetivo do encontro foi o de promover maior participação dos gestores das nações da América do Sul nos processos decisórios sobre o tema.
Os participantes do seminário participaram de atividades de trabalho conjunto para o planejamento das ações do programa, a identificação da oferta e da demanda de formação profissional na região e discutiram estratégias para a criação de uma Rede Unasul de Combustão.
Para o secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do MCTI, Armando Milioni, o Brasil tem um alto potencial de geração de energia limpa. E, por isso, é preciso investir em pesquisas no setor para garantir a primazia sobre nações latino-americanas.
“O Brasil tem uma disponibilidade muito grande de recursos e promete um futuro de energia limpa e abundante. Estamos avançando em pesquisas, em relação aos outros países da América Latina”, destacou.
Cooperações
Uma das possibilidades aventadas durante o evento é uma parceria entre o bloco para a geração de energia elétrica a partir de recursos renováveis. Um dos exemplos da possível cooperação conjunta de geração foi entre Brasil e Chile.
“O Chile, por exemplo, possui uma área desértica que recebe a maior incidência de sol do mundo, durante o ano inteiro. Então, a instalação de uma usina de energia solar de grande porte naquela região, eventualmente, numa iniciativa compartilhada com o Brasil, pode trazer resultados muito expressivos para toda a América Latina”, projetou Milioni.
Fonte: Agência Gestão CT&I, com informações do MCTI
Contato
Agência de Inovação da UFRN
Telefone: +55 (84) 99167-6589 / 99224-0076
E-mail: contato@agir.ufrn.br
AGIR © Copyright 2017 / 2024 - Todos os direitos reservados
Desenvolvido pela STI