O Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) e a Marinha do Brasil completam em 2015 seis anos de parceria. Neste período, foram promovidas capacitações em propriedade industrial para o corpo técnico militar. Agora, além da continuidade das ações de treinamento, o trabalho em conjunto caminha para uma nova fase, com a possibilidade de participação do Centro de Disseminação da Informação Tecnológica (Cedin), por meio da prospecção tecnológica de projetos.
A Marinha conta com diversos projetos de pesquisa e desenvolvimento (P&D), com potencial para gerar ativos de propriedade industrial. Um deles é o submarino de propulsão nuclear, cujo objetivo é defender o território marítimo brasileiro, a chamada Amazônia Azul. Outro destaque é o Programa Antártico Brasileiro (Proantar), que estabelece como o Brasil participará das explorações científicas nesse continente.
Até o momento, a parceria já ofereceu 27 ações, que registraram o total de 700 participantes, inicialmente treinados em conhecimento básico de patentes, marcas, desenho industrial, proteção de software e indicação geográfica. Posteriormente, evoluiu para conhecimentos mais aprofundados relacionados à informação tecnológica e à gestão e comercialização de ativos de propriedade industrial.
Fonte: Agência Gestão CT&I
Contato
Agência de Inovação da UFRN
Telefone: +55 (84) 99167-6589 / 99224-0076
E-mail: contato@agir.ufrn.br
AGIR © Copyright 2017 / 2024 - Todos os direitos reservados
Desenvolvido pela STI