Brasil e Irã estabeleceram nesta semana as primeiras diretrizes para uma parceria que tem como objetivo a cooperação mútua na área de ciência, tecnologia e inovação (CT&I). O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o Conselho de Ciência e Tecnologia Cognitiva do Irã (CSTC) assinaram um memorando de entendimento que vislumbra um compromisso bilateral em diferentes áreas científicas e tecnológicas.
A parceria pretende implementar projetos de pesquisa e desenvolvimento (P&D); realizar intercâmbio de pesquisadores cientistas e estudantes entre os países, seminários científicos e tecnológicos, oficinas de trabalho, de simpósios e outras reuniões de interesse mútuo; além da troca de informações sobre políticas e estratégias para o setor e de publicações científicas. O memorando prevê, ainda, a expectativa de lançamento de uma chamada conjunta no próximo ano, para apoio a projetos de pesquisa na área de estudos neurológicos e cognitivos.
O CSTC é uma organização de apoio financeiro a instituições públicas e privadas, e a pesquisadores e acadêmicos que atuem no campo da pesquisa cognitiva. A entidade colabora com instituições internacionais de ensino superior para promover ainda mais a investigação inovadora e aplicada no campo da Ciência Cognitiva.
Comandado pelo o Dr. H.E. Kamal Kharrazi, professor de Psicologia Cognitiva do Instituto de Estudos em Ciência Cognitiva e da Universidade de Teerã, o CSTC é assessorado, ainda, por docentes e pesquisadores de uma ampla gama de campos do conhecimento, como Psicologia, Linguística, Inteligência Artificial, Filosofia da Mente, Educação, Antropologia e Neurociências.
Fonte: Agência de Inovação da UFScar
Contato
Agência de Inovação da UFRN
Telefone: +55 (84) 99167-6589 / 99224-0076
E-mail: contato@agir.ufrn.br
AGIR © Copyright 2017 / 2024 - Todos os direitos reservados
Desenvolvido pela STI