Lançada em março deste ano, a plataforma iTec alcançou um total de 500 soluções disponibilizadas por empresas, institutos de pesquisa e universidades para 90 desafios propostos por outras companhias, especialmente de grande porte. Os números foram considerados positivos pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Segundo o secretário de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico da pasta, Armando Milioni, a projeção inicial era de ter este volume ao fim de 12 meses.
“Para 90 desafios, 500 propostas de solução é ótimo. Na verdade, tem muita gente tentando vencer barreiras tecnológicas no Brasil. E a capacidade científica nacional é muito grande, é muito boa. Gerar propostas e soluções não é tão difícil. O difícil é uma proposta de solução que faça com que o empresário se sinta tão estimulado contratar o sujeito para fazer a parceria”, diagnosticou Armando Milioni, após apresentar um balanço do iTec na Conferência Anpei 2015, promovida pela Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (Anpei), em Cabo de Santo Agostinho (PE).
Ainda que não haja ainda negócios fechados por meio da plataforma, Milioni destacou que existem 17 acordos de sigilo entre entidades. Este é o último passo antes da concretização formal de termo de trabalho conjunto entre as partes.
“O contrato de sigilo é o último, que precede o estabelecimento de um contrato comercial. Você vai resolver o meu problema tecnológico. Então, 17 contratos de sigilo em execução. Isso me deixa entusiasmado”, explicou.
Investimento baixo
Outro ponto positivo, segundo Milioni, é o custo para a implantação da empreitada. Os gastos com o iTec ficaram próximos de R$ 800 mil, um valor considerado baixo pelo dirigente. “É um projetode custo baixo. Esta primeira fase, que ainda está em execução, custou menos de R$ 1 milhão. É uma ótima iniciativa para um período de escassez de recursos, porque não custou caro. É barato pelo potencial que tem”, defendeu o secretário do MCTI.
Fonte: Agência de Inovação da UFScar
Contato
Agência de Inovação da UFRN
Telefone: +55 (84) 99167-6589 / 99224-0076
E-mail: contato@agir.ufrn.br
AGIR © Copyright 2017 / 2024 - Todos os direitos reservados
Desenvolvido pela STI