Imagem: Logomarca da AGIR

Notícia

Nelson Barbosa ressalta papel do Estado como indutor de desenvolvimento econômico e tecnológico

09/09/2015

O ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão, Nelson Barbosa, colocou a promoção do desenvolvimento econômico e tecnológico como uma das funções essenciais do Estado, além da garantia da estabilidade financeira e do combate à desigualdade social. As declarações foram dadas durante o Seminário Internacional Papel do Estado no Século XXI: Desafios para a gestão pública.

 

“Economias de renda média, como o Brasil, têm uma série de questões tecnológicas a superar, como adotar práticas e tecnologias que já são comuns no resto do mundo. Por outro lado, estar atrás da fronteira tecnológica é, muitas vezes, uma oportunidade de catching up tecnológico, de darmos um salto inovador”, avaliou Barbosa.

 

Além disso, o ministro ressaltou a importância de o governo central ser o indutor de ações ligadas a P&D. “O Estado pode atuar como coordenador das ações e promotor de pesquisa, desenvolvimento e outras externalidades que geram aumento da produtividade e transbordamento para diversos setores”, completou.

 

Nelson Barbosa também reforçou a importância de ampliar a produtividade, especialmente a no trabalho, por meio de investimentos, educação, inovação e reformas estruturais. Segundo ele, elevar o resultado primário, ampliar a participação da indústria no Produto Interno Bruto (PIB) e estimular as exportações são formas de melhorar a vida da população.



Fonte: Agência de Inovação da UFScar

16536048

Contato

Agência de Inovação da UFRN

Telefone: +55 (84) 99167-6589 / 99224-0076

E-mail: contato@agir.ufrn.br

Imagem: Logomarca da PROPESQ
Imagem: Logomarca da UFRN
Imagem: Logomarca do IMD
Imagem: Logomarca do IMD

Feed de notícias


Acessar o RSS

Desenvolvido pela STI