Treinamento, disseminação da propriedade industrial (PI) e produção de estatísticas são os principais objetivos dos acordos de cooperação técnicaassinados em dezembro com a Marinha e o IBGE.
Com a Marinha, por meio de sua Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SecCTM), o INPI renova a parceria que já dura seis anos, visando a um melhor entendimento e uso do sistema de PI.
O acordo contempla treinamento, desenvolvimento de estudos sobre o uso estratégico da informação tecnológica e ações para reforçar a importância dos produtos do Centro de Disseminação da Informação Tecnológica (CEDIN) do INPI, como Estudos e Radares Tecnológicos, para o monitoramento e desenvolvimento de tecnologias.
No âmbito do acordo com o IBGE, está previsto o intercâmbio de informações e de expertise para o aperfeiçoamento das estatísticas oficiais do INPI. A parceria formaliza a contribuição periódica do INPI para a Pesquisa de Inovação (Pintec), o Anuário Estatístico do Brasil, a publicação Brasil em Números – os três produzidos pelo IBGE –, a Agenda de Desenvolvimento Pós-2015 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
Para o INPI, a importância da parceria permite ampliar o desenvolvimento de pesquisas sobre o impacto da PI no desenvolvimento econômico, bem como a produção de relatórios e estudos pelo próprio Instituto.
Além do fornecimento de informações, o acordo dispõe sobre atividades de sensibilização e capacitação de servidores dos dois órgãos.
FONTE: INPI
Contato
Agência de Inovação da UFRN
Telefone: +55 (84) 99167-6589 / 99224-0076
E-mail: contato@agir.ufrn.br
AGIR © Copyright 2017 / 2024 - Todos os direitos reservados
Desenvolvido pela STI