Os representantes de oito escritórios nacionais de propriedade intelectual (Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru e Uruguai), que participaram da reunião do Comitê Diretivo do Prosur, realizaram um encontro com o setor privado brasileiro para troca de experiências, no dia 6 de maio, na sede do INPI, no Rio de Janeiro.
Além dos países, participaram representantes de instituições como a Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI), Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), a Confederação Nacional da Indústria (CNI), as Federações da Indústria do Rio de Janeiro (FIRJAN) e de Santa Catarina (FIESC), o Fórum Nacional dos Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia (FORTEC), a Ordem dos Advogados do Brasil, a Associação Brasileira da Propriedade Intelectual (ABPI), a Associação Paulista da Propriedade Intelectual (ASPI) e a Associação Brasileira dos Agentes da Propriedade Industrial (ABAPI), entre outros.
Como presidente pro tempore do Prosur, o presidente do INPI, Luiz Pimentel, apresentou os avanços do projeto, especialmente em temas como um PPH regional, a criação de um formulário eletrônico comum de marcas e uma base de patentes em domínio público.
As apresentações dos países focaram no funcionamento de seus sistemas nacionais, estatísticas e desafios para ampliar o uso do sistema de PI e da informação tecnológica.
Durante o evento, também foi assinado um acordo entre o INPI e o INAPI, do Chile, para ampliar a cooperação entre os países em matéria de propriedade intelectual.
FONTE: UFSCar
Contato
Agência de Inovação da UFRN
Telefone: +55 (84) 99167-6589 / 99224-0076
E-mail: contato@agir.ufrn.br
AGIR © Copyright 2017 / 2024 - Todos os direitos reservados
Desenvolvido pela STI