O caminho percorrido por cada pedido de marca que chega ao INPI é longo: envolve a gestão de pagamentos, prazos, petições e documentos. Uma peça-chave para garantir o controle de todas essas etapas completa três anos em junho: o sistema IPAS (Industrial Property Automation System). Para comemorar a evolução obtida com a ferramenta, o INPI lançou no dia 24 de junho o Painel de Marcas, que informará mensalmente os principais dados da Diretoria de Marcas (DIRMA).
O objetivo do novo painel é dar publicidade e conferir transparência aos resultados alcançados pelo INPI na gestão dos pedidos de marcas, assim como aos tempos de espera para exame dos processos. A primeira edição indica a queda consistente no backlog desde 2014, quando foram convocados novos tecnologistas para o exame de mérito. Apesar do crescimento na demanda de pedidos de marcas, o INPI teve uma queda de 9% no total de pedidos pendentes de exame. Acesse o Painel de Marcas.
Segurança jurídica e economia
O IPAS é um software desenvolvido pela Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI) e utilizado pelo INPI para a gestão dos pedidos de registro. É pelo IPAS, por exemplo, que a DIRMA consegue garantir que os pedidos sejam processados na sequência em que são depositados, conferindo segurança jurídica ao sistema.
Além de integrar os processos de maneira mais eficaz, o IPAS proporcionou economia ao sistema de gestão de marcas, ao reduzir de maneira significativa impressões de documentos e a movimentação manual dos processos.
Ao longo desses três anos, foram efetuados diversos aperfeiçoamentos no sistema, que tem seu desempenho diariamente monitorado. Confira as principais melhorias proporcionadas pelo IPAS.
FONTE: INPI
Contato
Agência de Inovação da UFRN
Telefone: +55 (84) 99167-6589 / 99224-0076
E-mail: contato@agir.ufrn.br
AGIR © Copyright 2017 / 2024 - Todos os direitos reservados
Desenvolvido pela STI