Nova marca é concedida para a UFRN

12/03/2019

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte teve mais um registro de marca concedido pelo INPI. A nova marca, denominada “NINACODE”, pertence à Patrícia Borba Vilar Guimarães, professora do Departamento de Direito Processual e Propedêutica, José Guilherme da Silva Santa Rosa, professor do Departamento de Artes, Débora Costa Araújo Di Giacomo Koshiyama, bibliotecária-documentalista do Instituto do Cérebro da UFRN e Adriana Carla Silva de Oliveira, pesquisadora nas Bases de Pesquisa Direito & Desenvolvimento e Processos e Acesso à Justiça da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

A marca NinAcode está associada a uma plataforma de código de aprendizagem inclusiva de gênero, que visa promover a inclusão de mulheres no campo da Tecnologia da Informação. “Todo o norte do projeto está em torno da presença muito resumida, restrita, das mulheres na área de tecnologia. Isso não foi o projeto que identificou, é uma premissa na ciência há muito tempo, que a atuação feminina, devido a alguns condicionantes, principalmente culturais, vai sendo relegada a outros campos do conhecimento”, comenta a professora Patrícia Borba Vilar Guimarães, coordenadora do projeto NinAcode.

A UFRN já é titular de 25 marcas e possui ainda 19 pedidos de registro de marca submetidos junto ao INPI.