Imagem: Logomarca da AGIR

Notícia

Empresa incubada na Tecnatus passa a integrar hub global da Microsoft

29/05/2023

A Orby, empresa incubada na Tecnatus, passou a integrar, desde a semana passada, o Microsoft for Startups Founders Hub. A iniciativa é um programa global da Microsoft que reúne pessoas, conhecimento e tecnologia para ajudar startups, independente do nível em que elas estejam. 

A CEO da empresa, Maria Eduarda Franklin, esteve no Vale do Silício, no Estado da Califórnia, nos Estados Unidos, para formalizar a entrada na empresa. Ela frisou que dentro do programa há a perspectiva de aporte de crédito em serviços da Microsoft, como Cloud, GitHub Enterprise, Azure OpenAI Service e VS Code, com orientação especializada e acesso a ferramentas de desenvolvimento empresarial. Além de fazer a ponte entre a Microsoft em si e a empresa, com acesso a mentorias, eventos e aos profissionais da Microsoft, o hub também faz aproximações entre a empresa e possíveis investidores. Levando em conta esses aspectos, ele é um hub que ajuda a acelerar seu projeto como um todo”, relata Eduarda Franklin.

O produto da Orby é o Audionics, um aparelho de amplificação sonora audiovisual (AASI). A tecnologia tem como característica oferecer conectividade, tratamento e clareza do som para a vida cotidiana, proporcionando uma experiência auditiva que devolve autonomia e qualidade de vida aos usuários. A CEO da empresa identifica que o Audionics permite realizar a filtragem de ruídos em ambientes desafiadores para escuta, o que não é suportado pela maioria dos aparelhos vendidos no Brasil.

Eduarda acrescenta não haver um período estabelecido para a permanência no hub global da Microsoft, situação que depende da estratégia da empresa. Assim, a depender do ciclo de vida da empresa e, também, do quanto mais você vai aprimorando o projeto, os empreendedores podem ficar mais tempo, ou, nas palavras da neuroengenheira, “dar exit”. Para ela, o grande intuito da Microsoft é ajudar as startups que eles acreditam ter mais potencial e acelerar o produto da empresa.

“A gente já passou no hub, ou seja, estamos inscritos. Vamos usar vários serviços, o que, por si só, impacta nos custos da empresa. Acreditamos que a oportunidade de estar lá contribua no aperfeiçoamento do produto, com um aspecto adicional: ainda ficaremos expostos ao mercado global, com essa ponte que a Microsoft procura fazer, além de ser uma grande vitrine estar nesse grupo de startups”, finaliza Eduarda Franklin.

A Orby foi fundada por Maria Eduarda Franklin, Aldrén Martins e Kalynda Gomes, respectivamente, mestre em Neuroengenharia, engenheiro biomédico e designer. Eles explicam que o Audionics é integrado a um aplicativo mobile para ajuste automático dos parâmetros sonoros e embarcado com uma inteligência artificial. Então, o que antes precisava ser parametrizado manualmente, pode agora ser ajustado via aplicativo, oferecendo ao usuário mais agilidade e maior conforto, impactando diretamente na qualidade de vida.

O grupo salienta que a ideia possibilita automatizar e integrar processos médicos para proporcionar uma experiência diferenciada, circunstâncias alcançadas ao disporem de tecnologia própria e oferecerem plataformas de software que integram terapias cientificamente comprovadas à gestão de processos, reunindo tudo em um só lugar, gerando velocidade, escalabilidade e precisão. O acesso a esse grupo de informações, de acordo com os três empreendedores, é feito com interfaces intuitivas, pelas quais os pacientes e as instituições de saúde podem gerenciar e armazenar dados clínicos e protocolos médicos, simplificando as operações manuais.

Incubadora

A Tecnatus, que abriga a Orby, é uma incubadora de empresas que apoia o empreendedorismo, a inovação e a geração de novos negócios. Situada no Centro de Tecnologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), oferece orientação para a criação e desenvolvimento de empreendimentos inovadores de base tecnológica nas áreas de Engenharia, Química e Ciências Exatas e da Terra.

Inclusive, propriamente sobre incubação, a Tecnatus abriu novamente neste mês de maio o período para os interessados em participar do processo seletivo de ingresso. Segundo o edital, o público-alvo são empresas ou empreendedores, individualmente ou em grupo, que tenham ideias de produtos ou processos inovadores em engenharia, arquitetura e ciências exatas e da terra e que necessitem de apoio para desenvolvê-los e transformá-los em negócio. As inscrições das propostas devem ser realizadas no sistema on-line SIGEventos, estando disponível em fluxo contínuo até 14 de maio de 2024.

São duas modalidades de incubação: empresas residentes, quando utilizam a infraestrutura física da incubadora, dispondo de espaço para uso individual ou compartilhado; e empresas não residentes, que ocupam ambientes para uso compartilhado. Ao mesmo tempo, são duas etapas. Uma é a pré-incubação, na qual a incubadora apoia empreendedores, pelo prazo de até 12 meses, prorrogáveis por mais seis. A outra é a incubação em si, com tempo de até 24 meses, podendo ser estendido por outros 12.

55441795

Contato

Agência de Inovação da UFRN

Telefone: +55 (84) 99167-6589 / 99224-0076

E-mail: contato@agir.ufrn.br

Imagem: Logomarca da PROPESQ
Imagem: Logomarca da UFRN
Imagem: Logomarca do IMD
Imagem: Logomarca do IMD

Feed de notícias


Acessar o RSS

Desenvolvido pela STI