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Notícia

INPI e Finep assinam acordo de cooperação em prol propriedade intelectual

04/09/2012

"A bola está conosco, temos que olhar para o futuro". Assim, o presidente da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Glauco Arbix, resumiu o acordo de cooperação assinado nesta sexta-feira, dia 31 de agosto, no Rio de Janeiro, com o presidente do INPI, Jorge Avila, para cooperação entre as duas instituições. E as primeiras medidas já foram anunciadas: a Finep terá um Grupo de Trabalho para definir uma política de propriedade intelectual até outubro, a ser considerada em suas decisões de financiamento.

E não vai parar aí. A cooperação, com prazo de cinco anos, terá outras atividades: realizar capacitações em propriedade intelectual para funcionários da Finep, empresários e pesquisadores; fortalecer a participação do INPI no Prêmio Finep, por meio da categoria Inventor Inovador; e desenvolver estudos sobre áreas estratégicas no Observatório Tecnológico do INPI. 

Como ressaltou Jorge Avila, o uso da informação tecnológica nos estudos citados poderá dar uma contribuição importante ao trabalho da Finep. Tais levantamentos podem mostrar, por exemplo, se um projeto é realmente inovador, quais são os pontos fortes e fracos da economia brasileira em determinado setor, orientando as ações de financiamento e evitando "reinventar a roda".

Neste sentido, a pesquisadora Rafaela Guerrante citou um estudo alemão mostrando que 30% dos custos em P&D poderiam ser economizados caso fosse usada a informação tecnológica já disponível. No Reino Unido, o Escritório Britânico de Propriedade Intelectual (UKIPO) estima que 20 bilhões de libras são desperdiçadas por ano na Comunidade Europeia por conta de invenções duplicadas.

Em seguida, a professora Adelaine Antunes fez uma apresentação sobre as ações em andamento do Observatório, com foco em setores como defesa, saúde, energia e biotecnologia. Ela apresentou dados sobre pedidos de patentes de empresas brasileiras, que ajudam a compreender setores como o aeroespacial e o farmacêutico. Já Elaine Vianna, também do INPI, mostrou levantamento semelhante, só que em relação às marcas.

Fonte: INPI

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