O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) vai aportar, de 2010 a 2012, 30% do seu orçamento em inovação e tecnologia. "Havia uma diretriz orçamentária que destinava 15% do orçamento para ações, projetos e programas da área. Com muito afinco, nós estamos conseguindo fechar o nosso planejamento com 50% acima do que é o piso", afirmou no dia 18 deste mês, em Foz do Iguaçu (PR), o diretor técnico do Sebrae, Carlos Alberto dos Santos.
O percentual foi divulgado durante a abertura do Seminário Nacional de Parques Tecnológicos e Incubadoras de Empresas, realizado pela Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec).
Na sua análise, enquanto forem estabelecidas cotas dessa forma, significa que ainda não foi entendido o papel da inovação e tecnologia nos pequenos negócios. "Significa que ainda não foi entendido o papel dos pequenos negócios na economia nacional, no encadeamento produtivo, nas cadeias de valor, na produtividade média da economia nacional", disse.
Na ocasião, Santos citou exemplos de ações como o Programa Serviços em Inovação e Tecnologia (Sebraetec) e o Sebrae Mais, que conta com produtos educacionais, voltados para a gestão da inovação. "Isso tudo são produtos que poderiam estar na prateleira e não ser utilizados. O grande desafio é fazer isso chegar na empresa. É uma mudança de paradigma e estamos no meio do processo", avaliou.
De acordo com ele, esse processo deriva de uma conjuntura favorável que tem o viés do desenvolvimento nacional e que contempla diretamente os pequenos negócios. Santos ainda ressaltou que a partir do ano passado, houve uma mudança significativa no movimento das incubadoras e parques tecnológicos. "Lançamos um edital de apoio de R$ 25 milhões a partir da estratégia do Cerne e tivemos a adesão de 152 incubadoras", citou.
Fonte: Agência Gestão CT&I
Contato
Agência de Inovação da UFRN
Telefone: +55 (84) 99167-6589 / 99224-0076
E-mail: contato@agir.ufrn.br
AGIR © Copyright 2017 / 2024 - Todos os direitos reservados
Desenvolvido pela STI