INPI terá programa de doutorado

10/10/2012

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) aprovou a criação do programa de doutorado da Academia de Propriedade Intelectual e Inovação do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).

O curso, em razão do número de produções científicas e qualificação dos docentes no mestrado, inicia com conceito 4. Foi a primeira vez que um doutorado foi aprovado com  base em um mestrado profissional de uma não universidade.

Na avaliação final que definiu pela aprovação do programa foram destacados os investimentos do INPI na Academia e na contratação de professores. Atualmente a instituição conta com 12 docentes, mas em breve selecionará, por meio de concurso público, mais oito profissionais. A primeira turma deverá ingressar na academia ainda em 2013.

O próximo passo será o lançamento de um edital de seleção. De acordo com a comissão julgadora, o programa poderá contemplar candidatos que tenham formação interdisciplinar para atuarem em propriedade intelectual (PI) e em inovação como docentes e pesquisadores no meio acadêmico, pesquisadores no mercado ou gestores nos setores público e privado.

(Agência Gestão CT&I de Notícias com informações do INPI)