Por ocasião da visita oficial à França, a Presidente do Brasil, Dilma Rousseff, entregou ao presidente François Hollande, o Certificado de Registro da Denominação de Origem para os vinhos espumantes produzidos na região de Champagne. O certificado foi assinado em 11 de dezembro de 2012 pelo ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Damata Pimentel.
O documento, emitido pelo INPI do Brasil pelo seu Presidente, Jorge de Paula Costa Ávila, e o diretor responsável pelas indicações geográficas (IG), Breno Bello de Almeida Neves, reconhece que só é champanhe o vinho espumante da região do mesmo nome na França.
Esta etapa decisiva no reconhecimento da denominação Champagne no Brasil é resultado de um intenso trabalho realizado pelo Comité Interprofessionnel du Vin de Champanhe (CIVC) e da produtiva cooperação técnica entre os INPIs da França e do Brasil nos últimos cinco anos. Após as negociações, o CIVC formalizou em 2011 o pedido de reconhecimento da IG.
O Brasil vem investido significativamente ao longo dos últimos anos no desenvolvimento de suas próprias indicações geográficas, inclusive para os vinhos espumantes.
<< A diversidade cultural brasileira guarda um potencial imenso de indicações geográficas e denominações de origem. Temos trabalhado intensamente para disseminar entre os produtores nacionais o uso deste registro como ativo econômico nacional >> afirmou o presidente do INPI, Jorge Ávila.
Hoje, o Brasil já possui quase 30 indicações geográficas agrícolas ou não, reconhecidas pelo INPI do Brasil e a perspectiva de um crescimento para contínuo nos próximos anos.
Fonte: Nota conjunta INPI Brasil e França
Contato
Agência de Inovação da UFRN
Telefone: +55 (84) 99167-6589 / 99224-0076
E-mail: contato@agir.ufrn.br
AGIR © Copyright 2017 / 2024 - Todos os direitos reservados
Desenvolvido pela STI