Imagem: Logomarca da AGIR

Patentes Engenharia Química

PROCESSO ULTRARRÁPIDO DE DERIVATIZAÇÃO DA CELULOSE EM NANO CARBOXIMETILCELULOSE DE ZINCO (nano-ZnCMC) VIA ROTA HOMOGÊNEA

Descrição

A presente invenção relata a carboximetilação bem-sucedida da celulose através de um novo processo em meio homogêneo, com o emprego de uma metodologia mais ambientalmente amigável, ultrarrápida e eficiente, como foco na inovação em processos de biorrefinaria e em novos materiais derivados de celulose. Hidratos salinos de zinco ZnX2·YH2O (X=ânion, Y=3-5) foram empregados como solventes verdes para a celulose e como meio reacional para a produção de carboximetilcelulose na forma de complexo polimérico com o zinco (ZnCMC) via rota homogênea, sem prévia ativação com soda cáustica. A partir de 30 min de reação foi possível obter o produto sólido, totalmente solúvel em água, através da reprecipitação com uma mistura de solventes orgânicos atóxicos de fácil recuperação para outros ciclos de síntese.

Principais Benefícios e Caracteristicas da Invenção

Os espectros na região do infravermelho com transformada de Fourier (FTIR) comprovaram a presença de bandas características de CMC e a coordenação do polímero ao metal. Além disso, análises de espalhamento dinâmico de luz (DLS) mostraram que o uso da celulose dissolvida para o processo de derivatização permitiu a produção de ZnCMC na forma de nanopartículas (nano-ZnCMC), fato que, associado à sua estrutura de complexo polimérico, o torna um material promissor para aplicação em diversos campos tecnológicos.

Inventores

  • Luciene Da Silva Santos
  • Heloise Oliveira Medeiros De Araújo Moura
  • Brendo Revoredo Da Silva
  • Anne Beatriz Figueira Câmara
  • Enrique Rodríguez Castellón
  • Rainízio Hermetério Da Costa Júnior

Cotitularidade

-

Status

Pedido de patente de Invenção depositado junto ao INPI

Nº do Pedido: BR 10 2023 013376 2

País

Brasil

Contato

Agência de Inovação da UFRN

Telefone: +55 (84) 99167-6589 / 99224-0076

E-mail: contato@agir.ufrn.br

Imagem: Logomarca da PROPESQ
Imagem: Logomarca da UFRN
Imagem: Logomarca do IMD
Imagem: Logomarca do IMD

Feed de notícias


Acessar o RSS

Desenvolvido pela STI