Imagem: Logomarca da AGIR

Patentes Engenharia Química

PROCESSO PARA ELETRODEPOSIÇÃO DE ZINCO, EM MEIO ALCALINO E ISENTO DE CIANETO, UTILIZANDO GLICEROL RESIDUAL COMO ADITIVO E PRODUTO OBTIDO POR ESTE PROCESSO

Descrição

Relata a preparação da solução eletrolítica utilizando aditivos orgânicos a partir de águas residuárias da purificação do biodiesel. O invento está inserido no campo dos processos eletroquímicos de zinco em superfícies variadas, com aplicação em diversos setores como automotivo, construção civil, eletroeletrônica, naval, petroquímica, têxtil e agronegócio. As soluções eletrolíticas, em diferentes composições, foram estudadas e avaliadas utilizando o método analítico da célula de Hull para analisar os depósitos em regiões de alta, média e baixa densidade de corrente. Em seguida, procedeu-se à avaliação do aditivo, através das caracterizações e categorizações da qualidade dos depósitos resultantes. As análises realizadas através da microscopia eletrônica de varredura confirmaram o aprimoramento da camada depositada em aspectos como nivelamento e brilho.

Principais Benefícios e Caracteristicas da Invenção

O ensaio de corrosão revelou um aprimoramento significativo na resistência à polarização, com aumento de até 200,26%. Houve também uma redução de até 45%, aproximadamente, na taxa de corrosão, demonstrando que o presente invento também atua como um inibidor de corrosão. Esses resultados validam a eficácia do desenvolvimento realizado, podendo ser aplicado em diversas áreas industriais.

Inventores

  • KAREN GIOVANNA DUARTE MAGALHÃES
  • JUSSARA CÂMARA CARDOZO
  • CARLOS ALBERTO MARTÍNEZ HUITLE
  • ELISAMA VIEIRA DOS SANTOS

Cotitularidade

-

Status

Pedido de patente de Invenção depositado

Nº do Pedido: BR 10 2024 015950 0

País

Brasil

Contato

Agência de Inovação da UFRN

Telefone: +55 (84) 99167-6589 / 99224-0076

E-mail: contato@agir.ufrn.br

Imagem: Logomarca da PROPESQ
Imagem: Logomarca da UFRN
Imagem: Logomarca do IMD
Imagem: Logomarca do IMD

Feed de notícias


Acessar o RSS

Desenvolvido pela STI