Imagem: Logomarca da AGIR

Patentes Engenharia Química

CATALISADORES À BASE DE ARGILOMINERAIS MODIFICADOS COM ÓXIDO DE NIÓBIO E/OU ÓXIDO DE COBRE, SEU PROCESSO DE OBTENÇÃO E USO PARA PROCESSOS DE DEGRADAÇÃO OTIMIZADA DE ÓLEOS VEGETAIS

Descrição

A presente invenção descreve uma composição inovadora, metodologia de produção e aplicações de um material baseado em argila mineral modificada com óxido de nióbio e/ou óxido de cobre. Utilizando a vermiculita como suporte, o processo inclui a impregnação desses óxidos, aproveitando a estrutura em camadas da vermiculita que oferece vantagens como presença de cátions trocáveis e capacidade de expansão, permitindo modificações promissoras para desenvolver novos materiais com adição de diversas espécies químicas.

Principais Benefícios e Caracteristicas da Invenção

Neste contexto, o óxido de nióbio e óxido de cobre foram impregnados para criar um material com características estruturais e propriedades ácidas adequadas para degradar óleos vegetais, gerando um produto rico em ácido oléico (47%) e ácido palmítico (20%). Estes ácidos são de grande interesse em diversas indústrias, tais como alimentícia, cosmética e química, desempenhando um papel essencial devido às suas propriedades benéficas e amplas aplicações. É utilizado na produção de óleos comestíveis, margarinas, produtos de panificação, cosméticos, além de ter aplicação na fabricação de detergentes, lubrificantes, inibidores de fungos, biocombustíveis e diversos produtos químicos.

Inventores

  • MARCIO RODRIGO OLIVEIRA DE SOUZA
  • ANA PAULA DE MELO ALVES GUEDES
  • AMANDA DUARTE GONDIN
  • ARUZZA MABEL DE MORAIS ARAÚJO
  • TATIANA RITA DE LIMA NASCIMENTO

Cotitularidade

Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Status

Pedido de patente de Invenção depositado

Nº do Pedido: BR 10 2024 018082 8

País

Brasil

Contato

Agência de Inovação da UFRN

Telefone: +55 (84) 99167-6589 / 99224-0076

E-mail: contato@agir.ufrn.br

Imagem: Logomarca da PROPESQ
Imagem: Logomarca da UFRN
Imagem: Logomarca do IMD
Imagem: Logomarca do IMD

Feed de notícias


Acessar o RSS

Desenvolvido pela STI