Refere-se a um agregado leve elaborado à base de resíduo da produção de scheelita (RPS), cinza da casca do arroz (CCA) e argila, e seus respectivos métodos de formulação e fabricação. Propriedades específicas, identificadas no material proposto, como densidade, resistência mecânica, microestrutura e absorção de água possibilitam a utilização deste produto em: concretos leves estruturais e não estruturais, argamassas, telhados verdes, paisagismo, isolamento térmico e acústico e aplicações geotécnicas.
Do ponto de vista técnico, o agregado proposto possui diversas vantagens, redução de custos e do peso das estruturas, e aumento da capacidade drenante e do desempenho térmico e acústico, são alguns dos exemplos. Sob a óptica da sustentabilidade, a presente invenção proporciona a valorização de resíduos, abundantemente encontrados em todo o mundo, juntamente com a conservação de recursos naturais, como a argila, a areia e a pedra britada.
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE - IFRN / INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO,CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA - IFPB
Pedido de patente de invenção depositado
Nº do Pedido: BR 10 2019 014217-0
Brasil
Contato
Agência de Inovação da UFRN
Telefone: +55 (84) 99167-6589 / 99224-0076
E-mail: contato@agir.ufrn.br
AGIR © Copyright 2017 / 2025 - Todos os direitos reservados
Desenvolvido pela STI