Imagem: Logomarca da AGIR

Programas de Computador Saúde

Neo-Pain Game

Descrição

O protótipo do serious game “Neo-pain Game”, envolve ensino, avaliação e manejo da dor em recém-nascidos pré-termos na UTI Neonatal por meio do uso da escala Neonatal Pain Agitation and Sedation Scale (N-PASS)para ser utilizada rotineiramente pela equipe de enfermagem neonatal. Ademais, também pode ser utilizado como instrumento de ensino-aprendizagem a estudantes de graduação e pós-graduação na área da enfermagem. A utilização do serious game como instrumento tecnológico-educacional possibilita o desenvolvimento de competências a partir de um raciocínio clínico, assim como a tomada de decisões virtuais similares às presentes em sua dinâmica de trabalho. Para elaboração das imagens, cenários e personagens do game foi utilizado o programa freepick. As técnicas de gamificação foram baseadas nas análises da autora Ana Carolina Tomé Klock em seu artigo “ Análise das técnicas de Gamificação em Ambientes Virtuais de Aprendizagem”. Neste protótipo o estudante/profissional tem contato com telas de contextualização e exploração do cenário e conteúdo sobre manejo da dor no recém-nascido pré-termo, nas quais pode clicar em diversos recursos, ler, ouvir, voltar para telas anteriores, avançar e abrir novas janelas. A etapa final do game consiste em duas atividades avaliativas. A primeira envolve questões relacionadas à avaliação da dor no recém-nascido pré-termo com base na escala N-PASS. Ao concluir a primeira atividade, o estudante considerando que seu aprendizado foi satisfatório avança para a fase seguinte. A segunda atividade avaliativa engloba os planos de cuidado com a dor no recém-nascido pré-termo baseados no Método Canguru. Ao finalizaras avaliações, o usuário recebe feedbacks pontuados de 25% a 100%. Caso atinja entre 25 a 75% de acertos, o aluno poderá retonar ao ambiente de aprendizado para explorar o conteúdo novamente e realizar novas tentativas para sucesso com seu paciente, além de poder acessar o menu “mais conteúdos” para um melhor entendimento. Ao obter 100% de acertos, o aluno poderá concluir o jogo e também acessar o menu de “mais conteúdos”. 

Inventores

  • VANESSA GOMES DE OLIVEIRA MEDEIROS
  • LAYS PINHEIRO DE MEDEIROS
  • FLÁVIO CÉSAR BEZERRA DA SILVA
  • JOVANKA BITTENCOURT LEITE DE CARVALHO

Cotitularidade

-

Status

Registro Concedido

Nº do Pedido: BR 51 2024 002390-9

País

Brasil

Contato

Agência de Inovação da UFRN

Telefone: +55 (84) 99167-6589 / 99224-0076

E-mail: contato@agir.ufrn.br

Imagem: Logomarca da PROPESQ
Imagem: Logomarca da UFRN
Imagem: Logomarca do IMD
Imagem: Logomarca do IMD

Feed de notícias


Acessar o RSS

Desenvolvido pela STI