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Programas de Computador Educação

SISTEMA DE SEGUNDA OPINIÃO FORMATIVA

Descrição

O Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) busca a integração ensino-serviço-comunidade. Nessa perspectiva, foi desenvolvido o projeto denominado Segunda Opinião em Otorrinolaringologia, o qual funciona como um recurso que altera o funcionamento organizacional sem fazer parte da estrutura da organização. A construção compartilhada de diretrizes, entre as equipes de saúde da família e os profissionais especialistas da atenção secundária, se faz necessária para a ampliação das possibilidades de formação de vínculo terapêutico entre equipe/especialista/usuário e melhoria da resolutividade local. Logo, diante da presença de um otorrinolaringologista como tutor do PET-Saúde/Cidade Praia e da grande demanda de pacientes por essa especialidade, captada através da escuta qualificada do acolhimento e de encaminhamentos a partir dos médicos generalistas, a Segunda Opinião surgiu como uma aliada para tentar suprir essa demanda e ampliar o conhecimento do acadêmico. Os discentes acompanham semanalmente o otorrinolaringologista durante o atendimento ambulatorial, na própria unidade de saúde da família, dos pacientes que seriam referenciados para serviços do segundo nível de complexidade. O perfil do público atendido é amplo, englobando todos os ciclos de vida. A consulta é dinâmica abordando a história da doença atual, exames, diagnóstico, tratamento e profilaxia, priorizando as diretrizes da Estratégia Saúde da Família do SUS. As situações clínicas acompanhadas são discutidas conjuntamente entre as equipes multiprofissionais estudantis do PET-Saúde e os componentes das equipes de saúde da família, em uma abordagem multidisciplinar. Dessa forma, o projeto realiza um atendimento especialista que pode ser adaptado para a realidade da atenção primária, vez que a queixa principal da maioria dos pacientes é a otite, a qual pode ser tratada pelo clínico generalista. É notória a satisfação dos usuários que recebem um atendimento eficaz e na maioria das vezes tem seus agravos resolvidos sem precisar se deslocar para fora de seu bairro. Além de proporcionar o aprendizado do acadêmico, o conhecimento do especialista também é repassado aos profissionais da unidade, habilitando-os a realizar os procedimentos de baixa complexidade, por exemplo, fazer lavagem do conduto auditivo. Esse novo arranjo serve para estimular a produção de novos padrões de inter-relação entre a equipe de saúde, os usuários e o especialista, ampliando os compromissos assumidos com a promoção da saúde. Induz uma perspectiva alternativa ao tradicional encaminhamento via ficha de referência/contra-referência, facilitando o diálogo e a responsabilização entre a equipe local e o especialista em saúde. Ressalta-se ainda o rompimento da idéia de que alguns procedimentos da otorrinolaringologia só podem ser executados em serviços especializados, mostrando a importância da disseminação dos saberes para os profissionais das unidades básicas de saúde e, assim, beneficiando principalmente o paciente.

Inventores

  • Ricardo Alexsandro de Medeiros Valentim
  • Philippi Sedir Grilo De Morais
  • Idelmárcia Dantas de Oliveira
  • Jailton Carlos de Paiva
  • Jalerson Raposo Ferreira de Lima
  • Janaína Luana Rodrigues da Silva
  • Montenegro da Silva Barros
  • Daniele
  • Francis Solange Vieira Tourinho
  • Rosiane Viana Zuza Diniz
  • Jose Diniz Junior
  • João Paulo Queiroz dos Santos
  • Danilo Alves Pinto Nagem
  • Gláucio Bezerra Brandão
  • Custodio Leopoldino de Brito Guerra Neto
  • Marcello Freire Alves de Souza
  • Joseli Soares Brazorotto
  • Lyane Ramalho Cortez
  • Antonio Higor Freire de Morais
  • Sheila Andreoli Balen

Cotitularidade

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte ( IFRN) / Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)

Status

Registro concedido

Nº do Pedido: BR 51 2013 001075 6

País

Brasil

Contato

Agência de Inovação da UFRN

Telefone: +55 (84) 99167-6589 / 99224-0076

E-mail: contato@agir.ufrn.br

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